Novo Basquete Brasil 5 é lançada com recorde de times participantes
A próxima temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) contará com um número recorde de times participantes, 18, e critérios de rebaixamento pela primeira vez. Sinais de consolidação da competição, que, desde 2008, é organizada pelos próprios clubes. Nesta sexta-feira, em Brasília, jogadores, técnicos e dirigentes celebraram o lançamento da quinta edição do campeonato. A primeira rodada está marcada para os dias 23 e 24 de novembro.
- Temos muito a comemorar. São inegáveis as conquistas que obtivemos nesses últimos quatro anos. Estamos melhorando tecnicamente a cada temporada e esperamos alcançar o nosso apogeu nas Olimpíadas do Rio, com novos ídolos do basquete e o sucesso da nossa seleção - afirmou o presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB), Kouros Monadjemi.
O evento, realizado no auditório do Memorial Juscelino Kubitschek, contou com a participação de representantes de todas as equipes. A maior delegação, obviamente, foi a do time anfitrião da festa e atual tricampeão do NBB: o Brasília.
- É um orgulho muito grande. O basquete já faz parte da cidade. Nosso time manteve a base e acho que somos candidatos a mais um título. Nos conhecemos há muito tempo, e sabemos que em uma final, em um momento difícil, isso faz muita diferença - disse o capitão do Brasília, Alex.
O principal candidato a atrapalhar os planos de mais um título do time candango deverá ser Flamengo. Os rubro-negros contrataram seis reforços: os armadores Benite, Gegê, e Kojo; o ala Marquinhos; o ala-pivô Olivinha; e o pivô Shilton. A equipe também está com técnico novo: José Neto, assistente de Rubén Magnano na seleção brasileira nos Jogos de Londres e comandante do surpreendente Joinville na última temporada do NBB.
- O Brasília é o time a ser batido. Mas as outras equipes estão se reforçando pra tentar quebrar essa sequência. Nós montamos uma equipe em condições de pensar alto e o time está muito empolgado para esse campeonato - afirmou Marcelinho, campeão com o Flamengo da primeira edição do NBB, na temporada 2008/2009.
Além de Brasília e Flamengo, o time do São José, que manteve a base vice-campeã do ano passado, e o Pinheiros, semifinalista das duas últimas temporadas, também aparecem como candidatos ao título.
- Muitos apostam em Brasília e Flamengo como favoritos, mas é como no ano passado, que no fim, classificou o São José. O campeonato é equilibrado e acho que pode ter bastante surpresas. Queremos que uma delas seja o nosso time novamente - disse o pivô do São José, Murilo
Outra novidade da temporada 2012/2013 do NBB será a primeira participação de um time da região nordeste do país. O Basquete Cearense, do experiente técnico Alberto Bial, estreia na competição, mas já com grandes ambições.
- Queremos jogar um bom basquete e conquistar bastante vitórias. E assim, alcançar uma vaga nos playoffs, que é o objetivo de todas as equipes na competição - resumiu Bial.
Juntamente com os cearenses, outros três times do estado de São Paulo também farão suas estreias na competição: Suzano, Mogi das Cruzes e Palmeiras.
A fórmula de disputa será a mesma das últimas temporadas. Os 18 times se enfrentam em turno e returno. Ao fim, os 12 melhores colocados seguem para os playoffs, sendo que os quatro primeiros passam direto para a segunda rodada. Os dois últimos colocados da tabela terão que jogar um quadrangular contra os dois primeiros times da Super Copa Brasil de Basquete (competição que reúne oito equipes das cinco regiões do país), para garantir participação na temporada 2013/2014.
Segunda Divisão
No lançamento da quinta edição do NBB, o presidente da Liga, Kouros Monadjemi, confirmou que será criada, a partir da temporada 2013/2014, a Segunda Divisão.
- Isso irá criar a oportunidade para novos clubes em competições nacionais, além de fortalecer a atual Copa do Brasil. A criação dessa segunda divisão será fundamental para a massificação da modalidade e sua consolidação em todas as regiões do Brasil.
A primeira edição da Segunda Divisão do NBB deverá contar com oito times. O modelo de disputa ainda não foi definido, mas a competição concederá duas vagas de acesso para a Primeira Divisão por temporada.
Para ajudar ao nosso blog a melhorar cada vez mais, e trazer cada vez mais informações do basquete do mundo, clique em nossos anúncios. Obrigado!
créditos: globo.com

Comentários